terça-feira, 27 de outubro de 2015

Cantigas de Amor

As cantigas de amor, direcionadas do homem para a mulher, retratavam o sentimento amoroso masculino. Consistiam em cantigas lamentativas, de um amor declarado inatingível. Nas cantigas de amor o trovador se dirigia com vassalagem amorosa à dama que adorava, tratando-a de “mia dona” ou “mia senhor”. Mostravam uma louvação constante da beleza da mulher. Embora originárias da Provença, as cantigas de amor portuguesas ganharam nova dimensão e maior sinceridade.
A estrutura da cantiga de amor seguia sempre um determinado padrão: as estrofes sempre tinham um número determinado de versos (geralmente entre dois e cinco), apresentavam, muitas vezes, estribilho e refrão e a métrica era bem marcada.


O amor cortês apresenta-se como ideal, como aspiração que não tende à relação sexual, mas surge como estado de espírito que deve ser alimentado; pode-se definir, de acordo com a teoria platónica, como ideia pura; aspiração e estado de tensão por um ideal de mulher ou ideal de amor; amor fingimento; enquanto o amor provençal se apresenta mais fingido, de convenção e produto da imaginação e inteligência, nos trovadores portugueses, aparece, supostamente, mais sincero, como súplica apaixonada e triste.


Há uma variadade nas cantigas de amor:

a) Canções de Mestria (perfeitas obras de mestres)


  • Dobre
Consiste na repetição da mesma palavra em lugares simétricos da estrofe.


  • Mozdobre
Como a dobre, é a repetição da mesma palavra em sítio simétrico da estrofe, jogando, porém, com as suas flexões.
  • Atafinda
É uma espécie de encavalgamento entre os versos ou as estrofes. Consiste na ligação do período ou da oração que terminam no meio do verso ou da estrofe seguinte.
  • Finda
 É uma espécie de conclusão em dois ou três versos, que resume a cantiga.


  • Verso perdudo
É um verso introduzido no meio da estrofe, sem correspondência rimática.

b) Tenções - são diálogos entre dois trovadores, nos quais um procura contrariar o outro.

c) Desacordos - Eram composições multilingues nos quais se exprimiam a conflitos de amor.
d) Prantos - São lamentações pela morte de alguém ou então desabafos plangentes de coitas de amor.
e) Cantigas de refrão - São canções de amor onde aparece o refrão, típico das cantigas de amigo.

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